A lição acima, embora esteja focada em carreira, vale para qualquer decisão importante da sua vida. É estranho alguém aconselhar para agir primeiro e depois pensar: geralmente falam para você planejar muito bem antes de mudar. Mas será que a gente sabe mesmo planejar? Calcular riscos, pensar racionalmente (normalmente são decisões que mexem muito mais com o emocional do que com o racional), tentar prever o máximo que puder. Eu não sou nada especialista nisso. Toda as vezes que fico pensando e pensando antes de agir, crio mais medo e dúvida. Minha mãe costuma dizer nessas horas que primeiro eu devo criar o problema para depois encontrar a solução e não ficar só no “e se…”. E sei que ela tem razão: qualquer movimento que você faz em direção ao que quer, tudo ao redor se movimenta também. É impressionante como muitas vezes um passo bem pequeno já pode mudar muito. Realmente parece que todo o Universo conspira.
Mas agir primeiro e refletir depois não significa ser irresponsável. No livro “Como encontrar o trabalho da sua vida” (super recomendo a leitura) de onde eu tirei essa frase eles dão algumas ideias de ações, primeiros passos para que você crie coragem e mude de carreira. Assim criamos confiança a cada dia: “Pare de pensar sobre isso e tome uma atitude (…) Você não vai mais ficar pensando se gostaria de dar aulas de ioga: após umas poucas aulas, já saberá se isso é a coisa certa para você, pois não há melhor maneira de aprender do que pela experiência direta.”
Tudo isso caiu como uma luva pra mim, pois no post sobre as lições que 2012 me ensinou estava “mais do que planejar, fazer”, já que perdi muito tempo só pensando e deixando a ação – o que faz mesmo as coisas acontecerem – pra depois.
E para dar ainda mais entusiasmo e vontade de fazer alguma coisa agora pelo o que se quer, um pensamento de Goethe:
Não dá mais para perder tempo. Nossos sonhos, metas, nossa vida estão esperando a gente fazer alguma coisa por eles.